Segregação
Significa a capacidade perspectiva de separar, identificar, evidenciar ou descartar unidades formais em um todo compositivo ou em partes deste todo.
Sempre é um desafio para o Diretor de Arte quando o cliente diz que o produto dele cabe tudo. Se colocarmos muitos elementos, certamente vamos poluir o anúncio, diminuir a pregnância visual da peça e perder o foco da mensagem. A McCann Erickson Brazil teve uma grande sacada para o anúncio da Zafira. Criou um jogo ilusório onde criador e criatura fazem parte da mesma cena. Um belo exemplo de como a Lei da Gestalt de Segregação pode ser útil para o entendimento de um determinado benefício. Além dela, o expectador tem através da lei de Semelhança a garantia que no veículo cabe tudo. E qual elemento nos permite ver tudo isso? O tom, é claro. Graças a ele, a peça ganha volume a ponto de enxergarmos um carro. Com anatomia abstrata, este anúncio faz caber todas as nossas idéias. E as do cliente também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário